sábado, 13 de fevereiro de 2010

Ninguém o despreze por ser jovem

Na igreja primitiva um jovem se destaca por sua proximidade com o evangelho de Cristo. Esse jovem era Timóteo. Ele era filho de um casamento misto, seu pai era gentio e sua mãe se convertera ao evangelho em uma das viagens missionárias de Paulo. O jovem Timóteo tinha um estreito relacionamento com Paulo, que o levou em três de suas viagens. Ele era um cristão da segunda geração e exerceu uma influente liderança na igreja apesar de sua idade.

Timóteo em seu tempo conviveu muito com os judeus, que provavelmente foram as pessoas mais religiosas da história. Eles eram muito ligados a tradição e grande parte deles tinham o velho testamento inteiro na memória.

Desse modo, a liderança e a condição de Timóteo eram muito questionadas. O que levou Paulo a encorajá-lo dizendo que ninguém faça pouco caso de você porque você ainda é moço (I Tm 4:12a). E Timóteo por ter sua condição questionada não podia vacilar, pelo contrário, tinha que ser exemplo, modelo, devia seguir seu caminho de forma irrepreensível. As pessoas que conviviam com Timóteo deviam seguir o caminho que ele ensinava e vivia; ele precisava ser o modelo para eles no seu amor, na sua fé, e na pureza dos pensamentos (I Tm 4:12b).

Mas qual a motivação de Timóteo para ser um padrão dos féis? Ele tinha basicamente duas motivações: a principal era porque no seu íntimo, Deus havia escolhido fazer morada (João 4:23), isso implica em dizer que o Eterno havia decido habitar em Timóteo ao invés de viver em templos ou na tradição; e a segunda motivação era que ele havia recebido o dom espiritual de ser líder, do qual ele não podia abrir mão (I Tm 4:14).

Timóteo foi desacreditado por muitos, assim como a nossa juventude nos dias atuais. Temos vivido tempos difíceis, não sem motivos, o jovem tem sido desconsiderado como força motriz do evangelho, porque muitos têm deixado de ser morada do Eterno. No entanto, precisamos retomar ao trilho e voltarmos a ser o padrão dos fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza.

Por Eliéser Ribeiro

2 comentários:

Aline Zeeberg disse...

Com certeza... acrescento que investir na juventude é investir em transformação... transformação da sociedade, das igrejas... principalmente no campo espiritual.
Temos o gás, a força e o vigor para trabalhar...

Infelizmente, muitas igrejas não enxergam esse valor, desprezando a juventude... o que é lamentável e triste.

Mas que DEUS use os jovens que, assim como Timóteo, permanecem firmes na Palavra de Deus, mesmo em meio à tantos estímulos negativos...

Para nós jovens fica a promessa: "Portanto, você meu filho, fortifique-se na graça que há em Cristo Jesus" 2 Timóteo 2:1

Obrigada pelo texto, Eliéser.

A parceria disse...

Oi, Aline.

Vc sempre acrescentando de maneira brilhante o texto.
Os jovens tem sido desacreditado por causa na nossa postura distanciada com relação a graça. Se todos vivessem ela em plenitude, digo com toda certeza que seria bastante diferente.

Grande abraço